segunda-feira, 27 de julho de 2009

Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, em Viana do Castelo, foi fundando com a intenção de representar, com os seus cantares, danças e traje, as três freguesias de Geraz do Lima Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira.
Com grande tradições folclóricas, têm o seu ponto alto no traje verde, já com alguns séculos de existência. Segundo alguns testemunhos orais que foram chegando até aos nossos dias e alguns trabalhos de pesquisa de escritos antigos, o traje verde das Terras de Geraz foi confeccionado pela primeira vez por volta de 1850, pelo tempo em que a rainha D. Maria II visitou a cidade de Viana do Castelo.
Como um dos ministros que a acompanhava possuía casa brasonada em Moreira de Geraz do Lima, a convite deste, a rainha deslocou-se até ao cais da Passagem, onde o povo a esperava com um grupo de senhoras vestidas de verde. Em memória dessa visita, a cor passou a ser do traje das senhoras de Geraz.
Actualmente, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima tem 60 elementos, entre a tocata, cantadores e dançarinos. No total, a associação abarca um universo de 500 associados.
Mas se o grupo herdou esse passado, muito há para fazer no futuro, afirma o presidente. Uma das apostas será seguramente a construção de uma nova sede para o rancho, que, actualmente, ocupa um espaço divido com os bombeiros e outra associação. Para tal, será indispensável a colaboração da Câmara Municipal, na qual o rancho espera encontrar o apoio necessário. Também a preparação do 25º aniversário está na lista de prioridades, bem como a manutenção do festival e a organização das Feiras Novas. Tendo em conta as necessidades de divulgação do rancho, está em projecto a ida a um estúdio para gravação de um CD com as músicas e os cantares de Geraz,

Sem comentários:

Enviar um comentário